News

Benefícios do lifting para o rejuvenescimento facial

A palavra lifting vem do americano lift, que significa levantar. O termo já é auto explicativo, mas para resumir, esse procedimento é realizado para colocar os tecidos novamente ao local de origem, acabando com a flacidez. O deslocamento da pele acontece de forma natural, com o passar dos anos e com os efeitos da gravidade. A falta de colágeno também é uma de suas causas. E, por essa razão, muitas pessoas têm recorrido aos benefícios do lifting, buscando o rejuvenescimento facial.

Benefícios do lifting

O lifting facial, também chamado de ritidoplastia, está entre as cirurgias com objetivo estético mais praticadas no Brasil. Afinal, boa parte das pessoas deseja deixar a pele, principalmente do rosto, com um aspecto mais jovial. Apesar do resultado depender muito da qualidade do pré e pós-operatório, a promessa de rejuvenescimento facial é um dos grandes motivos para a sua realização.

Somente depois de 4 a 6 meses o paciente poderá perceber todas as mudanças, mas dentre os principais benefícios do lifting, estão: eliminação da flacidez, camuflar as rugas, reposicionar o supercílio, ter um olhar mais descansado, elevação da cauda da sobrancelha, retirada do excesso de pele da face e pescoço e tratamento da musculatura que fica embaixo da pele.

Pré-operatório

Antes da cirurgia, paciente e cirurgião devem conversar sobre as expectativas com relação ao resultado. Além disso, também é fundamental a realização de exames físicos. Esses dependem muito do tipo de procedimento a ser realizado, do histórico de saúde e da idade do paciente. Mas, no geral, é solicitado fazer avaliação cardiológica, raio-x, exame de urina e hemograma.

Pós-operatório

Para garantir os benefícios do lifting, é preciso ter bastante cuidado com o pós-operatório. Por isso, é necessário seguir à risca todas as recomendações médicas, que podem variar de acordo com o quadro da cirurgia. Usualmente, recomenda-se um repouso de 7 a 15 dias, até a retirada dos pontos.

Com relação aos exercícios físicos, o ideal é não praticar nenhuma atividade durante o primeiro mês após o procedimento. A alimentação deve ser balanceada, dando preferência a alimentos pastosos. Outro cuidado fundamental diz respeito ao sol: o uso de protetor solar deve ser contínuo e é preciso evitar a exposição direta por aproximadamente dois meses. Finalmente, não podemos deixar de falar sobre a drenagem linfática, que é um importante aliado para eliminar os líquidos da região.

Para quem é indicado?

Como um dos grandes benefícios do lifting é o rejuvenescimento facial, esse procedimento é recomendado para pessoas com mais de 40 anos. Mas, ele também é bastante solicitado por pacientes que tiveram um emagrecimento grande em um curto período de tempo. De qualquer forma, antes de tomar a decisão final, é fundamental ter aval médico.

Contraindicações

Há dois tipos de contraindicações: a técnica e a clínica. No primeiro caso, a cirurgia não é recomendada para pessoas que esperam resultados irreais. Já a contraindicação clínica diz respeito à pacientes com problemas de saúde.

Convênios