News

Como escolher o cirurgião plástico certo

Realizar uma cirurgia plástica, seja ela estética ou reconstrutora, é o sonho de muitos homens e mulheres. Existem alguns aspectos da nossa aparência que geram um incomodo profundo em nós e, por isso, existem várias etapas para realizarmos esse sonho.

Uma etapa essencial e que traz muitas dúvidas é como escolher o cirurgião plástico certo para algo tão importante. Afinal, ele será fundamental para chegarmos no resultado sonhado. Aí vão algumas dicas de ouro para você aproveitar a época mais popular do ano, escolher o cirurgião plástico certo e agendar a sua avaliação.

Como escolher o cirurgião plástico certo

Peça indicações

Pedir referências para amigos e familiares é uma ótima forma de encontrar um profissional que tenha excelentes resultados. É claro que o que funciona para um paciente, não necessariamente funcionará para o outro, mas já é um norte. Converse com pessoas que já realizaram procedimentos estéticos e pergunte como elas se sentiram com o profissional, como foi a operação, se os resultados obtidos foram os que o médico prometeu e se elas fariam novamente.

Consulte os órgãos responsáveis

Uma das dicas mais importantes sobre como escolher o cirurgião plástico certo é saber como está a situação do profissional nos órgãos responsáveis. A primeira coisa a fazer é verificar o registro dele no Conselho Regional de Medicina (CRM) da região. Depois, você também deve conferir sua situação na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Apesar da associação não ser obrigatória, escolher um médico filiado dá maior segurança ao paciente. Essas pesquisas podem ser realizadas pela internet e vão impedir que você recorra a um médico falso ou que não possui mais licença.

Desconfie de preços muito baixos

Quando se trata de saúde, precisamos pensar em segurança e não em economia. Todo o procedimento cirúrgico possui riscos e para oferecer toda a segurança necessária, existem alguns custos que não se podem abrir mão. Ao escolher um profissional que cobra valores muito abaixo do normal, desconfie. Por isso, pense no valor gasto não apenas como um investimento para a sua auto-estima, mas também como uma segurança de que o médico escolhido estará usando os melhores recursos para realizar seu sonho.

Consulte vários profissionais

Como escolher o cirurgião plástico é uma decisão bastante importante e é importante conhecer alguns profissionais, com personalidades, opiniões, técnicas e orçamentos diferentes. Procure fazer uma lista dos médicos que você mais gostou e, após verificar que seus registros estão regulares nos órgãos responsáveis, marque avaliações com eles. Durante a consulta, aproveite para tirar todas as suas dúvidas. Pergunte sobre o procedimento, o resultado esperado, a anestesia e o tempo de recuperação. Ao fazer todas as consultas, compare os médicos e escolha o profissional que te passou mais segurança em todas as explicações e o que te fez sentir-se mais à vontade.

Não confie nas redes sociais

Nunca use exclusivamente as redes sociais para basear sua escolha. Especialmente se o profissional em questão publica imagens com o antes e depois dos procedimentos feitos. Essa ação é proibida pelo Conselho Federal de Medicina e pela SBCP, visando a preservação dos pacientes, além de impedir o sensacionalismo e a autopromoção. Por isso, sempre desconfie de médicos que precisam recorrer a esses artifícios para mostrar sua competência e experiência.

Convênios