News

Principais cuidados pós cirurgia plástica

A cirurgia plástica está sendo buscada cada vez mais na sociedade moderna. Seja para mudar esteticamente ou reconstruir algum aspecto no corpo, esses procedimentos auxiliam as pessoas em demandas físicas e, consequentemente, faz com que elas desenvolvam uma melhora na autoestima.

Porém, além de o sucesso da cirurgia depender da equipe médica que realiza o procedimento e que precisa ser muito bem escolhida, outros fatores precisam ser cuidados. A consciência do paciente durante o período pós-operatório, por exemplo, é essencial para que a recuperação aconteça da maneira que foi planejada. Conheça alguns cuidados que são necessários após a realização da cirurgia estética.

Confie no médico

A relação de confiança entre o paciente e o médico que realizou a cirurgia é primordial. Sem esse tipo de conexão, podem surgir dúvidas e medos que também atrapalham a recuperação. Assim, além de seguir o cronograma de consultas, converse com o profissional sempre que você achar necessário.

Siga as orientações médicas

A principal regra que o paciente precisa respeitar no período pós-operatório é seguir as recomendações que serão passadas pelo médico. Essas orientações são uma continuidade da operação.
Porém, nem sempre o paciente tem a consciência de que ainda está em processo de recuperação. Boa parte das pessoas acaba caindo na ansiedade de voltar logo à rotina e negligencia esses cuidados. Mas é importante lembrar que a cicatrização da cirurgia depende de vários fatores, entre eles, o descanso.  Assim, se você quer uma recuperação tranquila e segura, não existe outra opção a não ser respeitar as etapas desse processo.

Faça a drenagem linfática e use a cinta ou a malha compressiva

Uma das exigências para alguns ciclos pós-operatórios de cirurgia plástica é a drenagem linfática. Esse procedimento ajuda a reduzir o inchaço e a evitar que surjam fibroses, nodulações e irregularidades na pele. Novamente, é o caso de seguir estritamente as recomendações médicas.
Além disso, quando solicitado o paciente deve usar a cinta ou a malha compressiva, pois elas minimizam a incidência de inchaço e ajudam a modelar o corpo a pegar forma mais rapidamente e protegem curativos e pontos.

Evite movimentos bruscos e não levante peso

A cicatriz da cirurgia é uma área delicada que precisa naturalmente de tempo para fechar. Dessa forma, é preciso evitar movimentos bruscos que possam forçar os pontos, o que prejudica o resultado estético ou, em casos mais graves, pode até rompê-los. Toda cicatriz recente é frágil e precisa de um tempo para se fortalecer, portanto, todo cuidado é pouco.
Cada tipo de cirurgia tem uma recomendação de cuidados pós-operatórios específicos. O paciente que for submetido a uma abdominoplastia, por exemplo, precisa ter mais atenção durante um período de 14 a 90 dias. O ideal é repousar e na hora de levantar, a pessoa deve andar curvada, de maneira lenta, flexionando levemente o tronco e dando passos curtos. Já os pacientes que colocaram uma prótese de silicone não podem movimentar excessivamente os braços.

Evite tomar sol

A exposição ao sol durante o período pós-cirúrgico pode comprometer a cicatrização. Após a cirurgia plástica, a maioria dos médicos recomenda que o paciente evite ficar sob o sol no mínimo durante 30 dias.
Antes disso, a exposição ao sol pode fazer com que a cicatriz escureça ou ocasionar o surgimento de manchas roxas ao redor do local que, normalmente, são irreversíveis.

Medicamentos

É muito importante que o paciente tome os medicamentos que foram prescritos, pois eles ajudarão o corpo a se recuperar completa e rapidamente. Então, siga o receituário médico e não se automedique ou autoavalie.

Para todas as dúvidas e questionamentos que surgirem nesse tempo do pós-operatório, procure seu médico. Sua saúde e segurança valem mais que tudo!

Convênios