News

Quais são os profissionais envolvidos na cirurgia plástica?

A figura central de um procedimento de cirurgia plástica, na visão do paciente, é o próprio cirurgião. Porém, existem vários outros profissionais que estão envolvidos no processo e todos têm uma importância muito grande no resultado final da operação.Afinal, é importante contar com uma equipe qualificada e muito bem treinada para atuar em conjunto. Saiba quais são os profissionais envolvidos na cirurgia plástica.

Cirurgião plástico

O cirurgião plástico é o profissional que vai conduzir o procedimento. É com ele que o paciente estabelece o primeiro contato para uma avaliação e, posteriormente, desenvolve todos os passos da cirurgia.

O cirurgião plástico deve receber desde o início todo o histórico de saúde do paciente para avaliar muito bem a situação. Na sequência, após analisar todas as informações e os exames, é esse profissional que vai marcar a cirurgia. Além de realizar o procedimento, umas das principais funções do cirurgião, além é orientar o paciente da melhor maneira possível.

Dependendo da complexidade do procedimento que será realizado, o cirurgião plástico também poderá contar com a ajuda de um cirurgião assistente para auxiliá-lo.

Instrumentador

Durante o procedimento, o cirurgião plástico contará com o auxílio do instrumentador cirúrgico. Esse profissional será responsável por auxiliá-lo a desenvolver a cirurgia, fazendo a inspeção de todos os instrumentos e aparatos cirúrgicos que serão utilizados.

Anestesista

Para cada tipo de cirurgia plástica existe um tipo de anestesia. Ela pode ser aplicada na região na qual será realizado o procedimento ou ainda pode ser necessária a sedação geral do paciente durante a operação.O anestesista começa a atuar muito antes do procedimento, avaliando previamente o paciente e definindo qual será o tipo de anestesia que será utilizada. Por isso, é importante que o paciente marque ao menos uma consulta com o anestesista antes da cirurgia, justamente para definir todas essas questões.Durante a operação, o anestesista será responsável pela administração e pelo controle dos medicamentos anestésicos, além de fazer o monitoramento da frequência, do ritmo cardíaco e da pressão arterial do paciente.

Equipe de enfermagem

A equipe de enfermagem é uma das peças fundamentais para garantir a segurança do paciente durante o procedimento. Ela é composta pelo auxiliar, pelo técnico de enfermagem e por enfermeiros. Esses profissionais são responsáveis pelo monitoramento das condições vitais do paciente, auxiliando a equipe cirúrgica e o anestesista.Antes e depois do procedimento, a equipe de enfermagem também cuida da alimentação, do descanso, do banho e da medição das condições vitais do paciente.

Portanto, se você está prestes a marcar uma cirurgia plástica, leve em conta a qualidade de todos os profissionais que estarão envolvidos no procedimento. Assegure que o cirurgião faz parte da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e, também, busque informações sobre todos os que estarão envolvidos na cirurgia.Dessa maneira, você garante a seriedade e a qualidade dos profissionais e, consequentemente, o sucesso do procedimento ao qual você será submetido.

Convênios