News

Segurança em primeiro lugar: itens obrigatórios e indispensáveis que um hospital de cirurgia plástica deve possuir para garantir a segurança de seus pacientes.

A segurança em um hospital de cirurgia plástica deve ser levada muito a sério. Afinal, todos os procedimentos são muito delicados. Existem vários itens de segurança que precisam ser levados em conta e todos são importantes. Da localização das salas de cirurgia ao controle de infecções hospitalares, cada um deles pode gerar problemas se não forem encarados com seriedade.

Conheça alguns itens obrigatórios e indispensáveis que um hospital de cirurgia plástica deve possuir para garantir a segurança dos pacientes.

Localização do centro cirúrgico

O centro cirúrgico deve ficar localizado em uma área do hospital que ofereça a segurança necessária às técnicas assépticas.
De maneira geral, é recomendável que o centro fique próximo das unidades de internação, do pronto-socorro e da UTI, justamente para garantir que as intervenções sejam realizadas de maneira imediata quando for necessário.

Controle de infecção

As infecções são uma das maiores preocupações em qualquer hospital, por isso, é recomendável que eles avaliem constantemente o número de infecções registradas. Dessa forma, é possível trabalhar estrategicamente para encontrar maneiras de enfrentar o problema e solucioná-lo.

Você sabia?
A Lipoplastic tem a CCIH – Comissão para Controle de Infecção Hospitalar, ou seja, a infecção hospitalar tem taxa ZERO. 

Fluxo de materiais

Os materiais usados devem seguir o conceito do fluxo unidirecional. Nesse tipo de movimentação, os itens limpos não se cruzam com os usados, o que reduz sensivelmente os riscos de contaminação.

Circulação de ar

Uma boa sala cirúrgica é vital para a segurança do paciente. O fluxo de ar deve ser direcionado de dentro para fora da sala cirúrgica porque, dessa forma, o ar filtrado predominará no ambiente.

Temperatura e umidade

A temperatura e a umidade de todos os ambientes do hospital devem ser controladas. Os padrões recomendados de segurança variam de 18º C a 22º C.
Já as salas vitais, como a de cirurgia, precisam ter as condições exatas para cada tipo de procedimento que for realizado.

Recuperação anestésica

A sala de recuperação anestésica deve estar posicionada estrategicamente para permitir a assistência da enfermagem no período pós-operatório. Ela também deve oferecer conforto para o paciente quando ele despertar da anestesia.

Você sabia?
A Lipoplastic possui um médico anestesiologista exclusivo para cada sala de cirurgia. 

Cirurgia segura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os hospitais adotem o conceito de Cirurgia Segura. A ideia é reduzir o risco de ocorrências indesejáveis antes, durante e depois das cirurgias.

Você sabia?
A Lipoplastic possui o corpo clínico formado por médicos que são da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica)

Convênios